Tendências de alimentação saudável fora do lar

Informações ajudam o operador a tomar decisões ao desenvolver as suas receitas
27.02.2023

Muitas pessoas têm buscado hábitos de alimentação saudável tanto dentro quanto fora de casa, entretanto, ainda sentem dificuldades de encontrar lugares que favoreçam esse objetivo. Por isso, os profissionais de gastronomia precisam entender a importância de ter um olhar atento com relação às tendências de consumo relacionadas ao setor e assim oferecer opções diversificadas para esse tipo de público no cardápio.

Recentemente, o Instituto Galunion divulgou os resultados de um estudo que foi feito entre 19 e 26 de setembro de 2022, onde foram realizadas 1.045 entrevistas com consumidores acima dos 18 anos de idade, das classes ABC de todo o Brasil, a fim de entender os hábitos de consumo e como essas informações podem auxiliar o operador a tomar decisões melhores na hora de desenvolver as suas receitas.

Na pesquisa em questão foi constatado que a maioria do público que respondeu tinha entre 24 e 38 anos e, majoritariamente, residentes na região Sudeste. Partindo desta amostra, os principais insights com relação às prioridades deste público, a maioria deles se preocupa principalmente com digitalização, rapidez, preço e também com a sustentabilidade, ou seja, esse consumidor está cada vez mais consciente de como suas escolhas impactam no mundo.

Alimentação saudável: entendendo o comportamento do público e o que ele busca

Para o público que trabalha fora de casa, os hábitos de alimentação no almoço são de que 64% priorizam a comida feita em casa, na maioria das vezes, contra 24% apenas algumas vezes. A pesquisa apontou ainda que os hábitos de alimentação no escritório mudaram muito após a pandemia, pois aqueles que costumam “sair para comer na maioria das vezes” diminuiu de 20% para 15% com relação à pesquisa anterior realizada antes da pandemia. (GALUNION, Set2022, n.813). Entre os principais motivos que levam esse consumidor a sair para comer está o reencontro social com amigos e familiares, e os principais critérios de escolha são: uma comida gostosa, em primeiro lugar com 61%, em segundo um valor justo com 58%, seguido por higiene e limpeza do estabelecimento, em terceiro com 56%.

Agora, quando falamos sobre a motivação para que o público optasse por diminuir as idas até o restaurante ou outro estabelecimento para se alimentar fora de casa, os principais motivos foram os aumentos dos preços do cardápio (64%). Agora, falando sobre as motivações para as pessoas se deslocarem até os restaurantes, é porque elas estão buscando novas experiências de consumo, bem como novidades em alimentos e bebidas. Entre as principais tendências em oferta culinária, na visão do consumidor, ou seja, o que eles estão buscando está em primeiro lugar, 42% buscam aqueles produtos que priorizam ingredientes naturais, o que mostra a preocupação com a alimentação saudável fora do lar. Já em segundo, com 40% desse público que buscam produtos de café da manhã, qualquer hora do dia e, em terceiro, com 38%, os consumidores buscam aquelas opções conhecidas como Comfort food, que trazem a sensação de conforto. Além disso, também estão preocupados em priorizar produtos de fornecedores locais ou que sejam produzidos de forma artesanal.

Como a padaria ou a confeitaria pode atender à demanda do público

A pesquisa mostrou o público como protagonista com a importância da digitalização, que deseja cada vez mais ter controle sobre os seus pedidos em delivery. 85% desejam ter a oportunidade de alterar ou personalizar um pedido a sua maneira e 77% gostariam de obter sugestões baseadas nas escolhas de pedidos anteriores. Além disso, a pesquisa também trouxe dados interessantes como resultado de uma pergunta: se você pudesse fazer um pedido aos chefs, culinaristas e donos de restaurantes, bares ou cafetarias… Qual seria? Entre as principais respostas estão “traga opções de pratos mais baratos e gostosos” com 45% e “não sacrifique a qualidade dos produtos” com 33%. Isso mostra que o consumidor está cada vez mais preocupado com a qualidade dos produtos, mas deseja que os estabelecimentos ofereçam mais opções que caibam no bolso. Além disso, outra preocupação dos clientes é com relação à experiência e também à cordialidade no atendimento, como preocupações secundárias.

Fonte: https://galunion.com.br/links-galunion/materiais/Pesquisa_Consumidor_GALUNION_6a_edicao.pdf