O inverno pede pratos que entreguem conforto, textura e sabor. Nas mãos de um chef, a cozinha dessa estação é uma oportunidade de criar experiências marcantes com a massa folhada, com sua versatilidade e sofisticação, é uma grande aliada nesse processo.
Quer saber como incorporar bem as melhores combinações de recheios para o inverno no seu estabelecimento? Continue lendo o nosso conteúdo especial!
Apresentações em cumbucas folhadas são destaque
De acordo com Maíra Bevenuto, consultora da Gradina Margarinas, com quem conversamos para esse artigo, “A massa folhada é meio que parte de um esqueleto para receber um recheio”, explica. Por sua neutralidade, ela permite composições doces ou salgadas que ganham destaque especialmente quando servidas quentes, algo essencial para o paladar dos meses mais frios.
Entre as sugestões que têm ganhado força na estação está o uso da massa folhada como base para sopas. Aqui, a criatividade caminha ao lado da técnica: molda-se a massa em formato de pequenas cumbucas, que vão ao forno até atingirem crocância e firmeza, e depois são recheadas com sopas cremosas ou caldos encorpados.
“Você cria uma forma dessa massa como se fosse uma cumbuca e dentro vai uma sopa. Pode ser de queijo, cebola, tomate…”, sugere Maíra. O resultado é um prato visualmente atraente, funcional e que entrega um contraste de texturas bastante interessante ao cliente. Para acompanhar, crocantes folhados em formato de torradas elevam ainda mais a experiência.
Recheios salgados que aquecem os dias mais frios
Em produções mais elaboradas, como as de restaurantes e confeitarias que trabalham com folhados salgados, o inverno permite ousar um pouco mais. Clássicos como a torta de palmito ganham novas versões com recheios de cogumelos, carnes ao molho, queijos curados ou embutidos especiais.
Maíra destaca a importância de diversificar o cardápio com recheios que tragam cremosidade e personalidade. “Se você só faz frango com catupiry, por que não trazer também algo que inove como carne com cheddar, ou um recheio de quatro queijos? Recheios mais líquidos, mais como molhos, funcionam muito bem no inverno, desde que bem vedados”, sugere.
Sobremesas quentes com sofisticação
Na confeitaria, a massa folhada também encontra novas possibilidades no frio. Tortas de frutas vermelhas quentes, por exemplo, reinterpretam a leveza das frutas ácidas com um toque de aconchego criam uma experiência doce e equilibrada.

Recheios com chocolate, doce de leite, cremes aromatizados ou especiarias também são bem-vindos, desde que a textura final seja estruturada e o equilíbrio de sabores preservado.
Técnica, sensibilidade e protagonismo de ingredientes
Para chefs que atuam na linha de frente da produção, o uso da massa folhada no inverno representa uma combinação de eficiência, criatividade e excelência. É possível trabalhar com o que já se tem na cozinha, adaptar recheios tradicionais e ainda propor novidades sem grandes alterações na operação, apenas com olhar técnico e sensibilidade de criação.
A estação é curta, mas rica em possibilidades. E quando a receita finalizada une técnica, sabor e uma boa apresentação, ela pode gerar um impacto tão positivo no cliente, que ele fica encantando e volta para o estabelecimento e consome mais, o que gera lucro também para o dono do negócio.
Aproveite e baixe agora o nosso e-book especial com mais ideias de recheios para o inverno: https://www-jbs-com-br-6.rds.land/gradina-recheios-para-o-inverno