Como aumentar o shelf life nas padarias

É importante utilizar ingredientes e ter normas padronizadas para garantir a vida útil dos seus produtos
29.02.2024

Um dos principais desafios dos padeiros é aumentar o shelf life dos seus produtos e garantir que o sabor e o aroma das produções estejam frescos, como quando saíram do forno. Sabemos que um dos principais motivos da compra é justamente o impulso pela atração, o aroma e o aspecto visual que se tem ao olhar aquele produto, logo, quando se fala em aumento de shelf life, se fala em aumentar as oportunidades de vendas dos seus produtos nas padarias e nas confeitarias.

Preparamos uma série de dicas para te ajudar a desenvolver esse aspecto no seu dia a dia. Continue a leitura!

Para começar: o que é “shelf life”?

Shelf life é um termo em inglês que, ao ser traduzido para a língua portuguesa, significa: tempo de prateleira. No mundo da panificação e da confeitaria, esse termo é muito utilizado para falar sobre o tempo que um produto tem depois de pronto e exposto na vitrine ou na bancada, esperando para ser comprado e consumido por um cliente. Quando um produto perde o shelf life, é muito provável que se perca a oportunidade de consumi-lo, o que significa prejuízo e desperdício de alimento, por isso, é tão importante considerar o tema e saber tudo sobre ele.

Dicas para aumentar o shelf life dos produtos 

  1. Utilize ingredientes que resistem mais ao tempo: analisando a manteiga e a margarina, por exemplo, que são ingredientes comuns na concepção de semifolhados e folhados, a margarina específica tende a fornecer um aumento de shelf life ao produto final por não oxidar tão facilmente quanto a manteiga. Este é um ponto bastante delicado e importante que precisa ser avaliado pelo chef ao escolher o produto com o qual vai trabalhar na hora de criar uma receita.
  2. Armazene corretamente os produtos: o armazenamento dos produtos antes de utilizá-los na receita final também é fundamental para garantir os resultados esperados e o bom shelf life. Seguir as orientações dos fabricantes é o ponto primordial para não errar. Existem itens que devem ser refrigerados, outros que não devem ser expostos e, em alguns casos, é preciso fazer um controle rígido de temperatura. Atente-se ao que o fabricante do produto pede para obter os melhores resultados com os seus ingredientes.
  3. Produza a quantidade estimada de consumo da sua demanda: é importante ter uma estimativa de quanto que o seu público consome por dia dos itens que você produz para produzir o necessário para vender e evitar que seja necessário expor algum produto por mais tempo do que ele consiga resistir. Evitar desperdício de produtos é uma medida socioambiental correta, mas, também, financeiramente inteligente para o negócio.
  4. Monitore a validade dos produtos constantemente: analisar o estoque e não deixar produtos vencidos fazerem parte dele é fundamental. Para isso, estabelecer que o último ingrediente comprado seja o primeiro a ser utilizado na hora de criar a receita é uma das dicas para não só garantir o shelf life desejado, mas também não criar novos gastos na sua produção. Para se obter um bom shelf life é preciso, antes de tudo, obter uma excelente organização.
  5. Faça o monitoramento e o controle dos itens expostos nas bancadas e nas vitrines: a exposição à luz, ao ar-condicionado, ao calor e ao frio, traz impacto para os produtos de qualquer forma. Por isso, monitorar ao longo do dia como o seu produto está e protegê-lo com uma bancada de vidro coberta é fundamental para evitar que contatos indevidos espalhem contaminações e deteriorem os seus alimentos.

Dica de ouro do chef Luiz Farias:

“Um ponto que considero fundamental para a maior durabilidade dos produtos de panificação, é que é necessário respeitar o processo de produção e, principalmente, o uso de massa madre, fermentação natural, além de obter pães mais saborosos. Sabor, cor, textura, maciez, crocância e, principalmente, a durabilidade do produto final.”

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