Como fazer marketing digital para padarias e confeitarias

Estabelecimentos que querem ser competitivos precisam criar estratégias digitais de marketing
29.02.2024

Você já ouviu falar sobre marketing digital? Muitos profissionais de diversas áreas acreditam que o marketing digital só funciona para empresas do ramo tecnológico, da inovação ou do varejo. No entanto, onde o seu consumidor está é onde a sua empresa deve estar. Portanto, com o aumento das pessoas no universo online é natural que as empresas de todos os tipos de serviços e produtos, como as padarias e as confeitarias, também devam se preparar e iniciar as suas estratégias de marketing digital.

Marketing digital: o que é?

O marketing digital não é uma estratégia tão diferente do marketing tradicional. A principal diferença é que, ao invés do marketing feito por meio do papel, da televisão ou do rádio, ele utiliza os serviços de canais online para se promover, como as redes sociais, os websites, os e-mails, os sites de buscas, entre outros.
O objetivo dessa estratégia de marketing é alcançar e engajar clientes potenciais, além de fidelizar os atuais clientes. Para um empreendedor, da padaria ou da confeitaria, o marketing digital, certamente, é uma estratégia benéfica. Confira as razões para você implementar essa estratégia de marketing no seu negócio:

1- Aumente o alcance do público: ao criar anúncios online, você pode alcançar mais pessoas interessadas em confeitaria, bolos, doces e outros produtos. Pessoas que não conhecem sua marca podem começar a se interessar por você.

2- Esteja presente no mundo digital: atualmente, ter uma presença digital não é algo opcional, é essencial. Até pensando nos concorrentes, nos dias atuais, um website e redes sociais ativas são regras básicas para que o seu estabelecimento seja considerado confiável.

3- Converse diretamente com os seus clientes: com o marketing digital você estabelece um canal direto de contato com os seus clientes, pode obter feedbacks, informações, descobrir o que eles desejam e, consequentemente, oferecer um serviço e produtos mais condizentes com a demanda. É possível aproveitar as ferramentas interativas, como as enquetes, para entender melhor o seu público.

4- É mais barato do que o marketing tradicional: diferentemente dos investimentos em rádios ou televisão, investir em marketing digital é uma solução que abrange clientes com pequenos e grandes orçamentos. Isso porque, com pequenos investimentos, como R$ 50,00, você já pode patrocinar um anúncio.

5- Demonstre o seu conhecimento e seja considerado a referência no segmento: ao combinar várias estratégias de marketing digital, incluindo também conteúdos de blog para ajudar os seus clientes com dicas, você pode posicionar o seu site como relevante e começar a ser encontrado nas pesquisas pelos buscadores, como o Google, essa estratégia se chama SEO e é fundamental para levar acesso orgânico (aquele que não é pago) para o seu site.

7 passos para começar no marketing digital:

  1. Crie uma página online nas redes sociais: é importante considerar a rede social em que o seu consumidor/cliente está mais presente e criar uma página para o seu estabelecimento.
  2. Crie um perfil para a sua empresa no Google Meu Negócio e apareça nas pesquisas de localização: essa é uma das estratégias mais importantes para ser localizado por consumidores que moram perto do seu estabelecimento.
  3. Incentive as avaliações e os depoimentos: peça para os seus clientes avaliarem no Google o seu negócio para fortalecer a reputação da sua marca.
  4. Publique periodicamente nas suas redes sociais: mantenha recorrência nas suas publicações para que o seu público comece a entender que em determinados dias e horários terá conteúdo novo na sua página.
  5. Experimente patrocinar algum post: não precisa de muito dinheiro para investir, comece a patrocinar alguns conteúdos para alcançar novos públicos e testar quem chega a sua página.
  6. Crie o website do seu estabelecimento: hoje em dia, é muito mais fácil criar um website. É possível contratar modelos prontos e personalizar com as imagens e logo da sua marca. Peça ajuda para profissionais que tenham mais familiaridade com isso.
  7. Tire fotos atraentes dos seus produtos e publique nas redes sociais: as imagens são fundamentais para atrair o seu público. Portanto, capriche nelas e não deixe de publicar fotos autênticas.

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