Formas criativas de rechear um croissant

É preciso avaliar qual o melhor método para recheá-lo de forma correta
17.10.2023

Que os croissants são cada vez mais demandados nas padarias, já é uma certeza! E sabendo que a procura dos consumidores por essas delícias está cada vez mais alta, o desafio agora para os padeiros é trazer novas formas de enriquecer este alimento e se diferenciar da concorrência.

Sabe-se que o autêntico croissant, na verdade, não costuma ser recheado. Ele é consumido, na maioria das vezes, de forma natural para que o consumidor sinta os sabores e a crocância das suas camadas. No entanto, aqui no Brasil, para se diversificar e trazer novas opções ao público, as padarias estão inovando e apostando em croissants recheados.

O croissant recheado não é uma novidade no mercado, mas pode, sim, trazer diferenciais e tornar a sua padaria mais competitiva, pois a sua criatividade ao combinar recheios com este semifolhado é o que vai transformar a experiência do consumidor no seu estabelecimento.

Continue a leitura do artigo para descobrir formas criativas para criar os seus croissants recheados.

Croissant recheados: como explorar as possibilidades sem danificar a massa?

Segundo Deumas Oliveira, professor de gastronomia, existem infinitas possibilidades para rechear um croissant, porém, é preciso observar e ter cuidado com alguns alimentos que podem ser prejudiciais na hora de assá-lo. 

“Quando se coloca o recheio de croissant, numa massa semifolhada, primeiramente, é preciso tomar a decisão de partir para o doce ou para o salgado. É necessário ter cuidado com recheios quebradiços, que não são interessantes. Por exemplo, frango desfiado pode vazar. Atenha-se ao recheio que, ao assar, vai permanecer na massa e evitar recheios úmidos”, orienta.

Modos de preencher o croissant: sanduíche x infusão

Existem duas formas mais comuns na padaria para preencher o croissant recheado: o método sanduíche e o método de infusão. Entenda abaixo como funciona cada um deles: 

  • Sanduíche: é um processo que recheia o croissant após assado. “O croissant tradicional não tem recheio, com o sabor da massa semifolhada já assado, as possibilidades de recheios são muito maiores. Algumas combinações podem ser exageradas, por isso, é preciso ter cuidado. Aqueles que mais fazem sucesso são os mais comuns para sanduíche: os frios, como o peito de peru com queijo branco, presunto e queijo e, também, o salame com queijo. 
  • Por infusão: este processo é diferente e exige mais cuidado, pois a hora de rechear o croissant é junto da massa, antes de levá-la ao forno. “Precisamos pensar em recheios específicos, aqueles que podem ser forneáveis e que não devem vazar”. Aqui, as combinações mais exploradas envolvem os chocolates forneáveis. No caso de infusão, a dica é evitar os frios.

Checklist para evitar erros na hora de fazer o croissant recheado:

  • Primeiramente, escolha se o seu croissant recheado será doce ou salgado.
  • Se o objetivo é explorar a versatilidade, a dica é optar pelo método sanduíche e rechear o croissant após assá-lo. As chances de se ter algum problema com a massa são reduzidas aqui.
  • Se a ideia é fazer o processo de recheio por infusão, não esqueça de utilizar apenas recheios que podem ser forneáveis. A maioria dos chocolates de uso profissional já oferece essa opção. Fique atento.
  • Teste as combinações antes de escalar o seu novo produto. Às vezes, as combinações podem parecer perfeitas, mas quando colocadas no produto final, não fornecem o sabor esperado. Teste, experimente e peça opiniões antes de colocar a novidade na vitrine.

Descubra como inovar na sua padaria conhecendo tendências de inovação. Baixe o material exclusivo: http://conteudo.gradina.com.br/tendencias-de-inovacao.