A fusão culinária é uma tendência que tem se destacado no universo da panificação, especialmente em produtos como a massa folhada e semifolhada. A princípio, essa abordagem combina sabores, técnicas e influências de diferentes culturas, desta forma, cria experiências únicas e inovadoras que conquistam os consumidores.
De acordo com a pesquisa realizada pela Innova Marketing Insights, mais da metade dos consumidores globais estão interessados em experimentar fusões de sabores. Sobretudo, os clientes querem mais combinações de sabores não convencionais, texturas que possam conflitar e misturas de diferentes cozinhas de todo o mundo.
Segundo a chef Maíra Benevenuto, consultora da Gradina, é ótimo ver a massa folhada e semifolhada ser uma base usada na panificação. Um exemplo, é que antigamente só se encontrava receitas tradicionais, no máximo um croissant de queijo ou um pain au chocolat.
“Hoje você vê tanto o croissant quanto a massa folhada como uma base. O croissant servindo como avocado toast, no lugar do pão de brioche. Você tem a massa folhada virando uma placa base para receber, por exemplo, uma bacalhoada”, explica a chef.
Reinvenção de clássicos
Antes de tudo, as massas folhadas e semifolhadas são terrenos férteis para a fusão culinária. Imagine croissant recheado com ingredientes exóticos como curry tailandês ou uma torta folhada que mistura frutas tropicais brasileiras com especiarias indianas. Essas combinações agregam valor cultural e sensorial ao produto, desta forma amplia o apelo a públicos diversos.
Não apenas na hora de agregar valor cultural e sensorial nas receitas, mas na própria modelagem a fusão culinária acontece. De acordo com a chef Maíra, as modelagens clássicas também participam dessa mistura gastronômica. Um mil folhas em formato diferente ou mesmo o tradicional croissant podem ganhar um formato de onigiri, por exemplo.
Sabores ousados em massa folhada
Os consumidores buscam experiências marcantes, e a fusão culinária atende a essa demanda ao explorar sabores intensos e inclusivos. Então, ingredientes como ervas mediterrâneas, molhos asiáticos e toques picantes de pimentas latino-americanas podem ser incorporados em recheios e coberturas de uma massa folhada. Assim, cria-se um contraste perfeito com a leveza e crocância da massa.
A chef Maíra destaca a confeitaria oriental, que traz sabores incríveis como o matchá facilmente agregado à massa folhada. Além de entregar uma delicadeza e uma finalização muito ímpar na decoração, cheia de detalhes.
Sustentabilidade e praticidade em destaque
Além de inovar no sabor, a fusão culinária para massa folhada e semifolhada também reflete tendências globais de sustentabilidade e saúde. O uso de ingredientes locais, práticas de zero desperdício e recheios funcionais, como opções veganas ou enriquecidas com superalimentos, está em alta.
Apresentações criativas para massa folhada
As técnicas de fusão culinária também incluem um apelo visual marcante. Produtos podem incorporar cores e texturas que refletem suas origens culturais, tornando a experiência de consumo ainda mais atrativa. Camadas crocantes, recheios coloridos e formatos inovadores são parte dessa estratégia.
Para satisfazer os consumidores que buscam experiências sensoriais e novidades na panificação, a criatividade na hora de combinar é essencial. Combine a pastelaria doce com elementos salgados, clássicos da culinária ocidental, com sabores orientais inesperados, como matchá, missô e yuzu.
“É incrível ver como as pessoas reutilizam e reinventam as técnicas. Agregam mais nos seus negócios para cativar mais o público. Além da questão de criatividade, com clássicos que ganharam um leque incrível para se utilizar”, completa a chef.
Essas inovações mostram como as massas folhadas e semifolhadas podem ir além do convencional, conquistando paladares e destacando-se no mercado. Para mais insights, confira as tendências de massa folhada e semifolhada aqui no blog da Gradina!