Tendências de massa folhada

Descubra as tendências da massa folhada para 2024! Inove com recheios criativos, como frutas especiais e pistache, e aposte em clássicos, como quiches e vol-au-vent. A crocância e versatilidade do folhado continuam a conquistar consumidores em doces e salgados.

Confira quais as tendências de massa folhada para 2024 Harmonizar recheios especiais com a crocância do folhado é uma excelente dica Que a massa folhada caiu no gosto dos brasileiros e faz parte da rotina de alimentação dos brasileiros, os chefs já sabem! O desafio é descobrir como trazer versatilidade e inovação nas suas composições.

Confira quais as tendências de massa folhada para 2024

Harmonizar recheios especiais com a crocância do folhado é uma excelente dica

Que a massa folhada caiu no gosto dos brasileiros e faz parte da rotina de alimentação dos brasileiros, os chefs já sabem! O desafio é descobrir como trazer versatilidade e inovação nas suas composições para conquistar ainda mais o público e se diferenciar da concorrência em 2024.
Conversamos com um dos chefs mais renomados da confeitaria mundial, Luiz Farias, para saber mais sobre o universo da massa folhada e entender de que forma as padarias e as confeitarias podem evoluir nas suas produções! Quer saber mais? Continue lendo o artigo.

Massa folhada: um resumo sobre esta saborosa base

A massa folhada é uma das mais importantes e principais massas de confeitaria e panificação mundial. “No Brasil, só a partir do lançamento da Gradina Folhados, nos anos 1970, inicia-se um trabalho de introdução do conceito e processo de um folhado de qualidade. Na época, não existia uma margarina específica para folhados. Algumas docerias e padarias faziam folhados com banha e gordura, e poucas confeitarias usavam a manteiga, ou seja, não era comum encontrar folhados nas vitrines, como agora”, conta o chef Luiz Farias.

Com a chegada de produtos específicos, como as margarinas específicas Gradina, ficou mais fácil para os padeiros e confeiteiros criarem os folhados e introduzirem este tipo de produto nos cardápios. “Sem dúvidas, hoje a massa folhada faz parte do cardápio diário de produção, seja na padaria, confeitaria, buffet e hotelaria, doces ou salgados. Produtos com a massa folhada são muito valorizados pelos consumidores. Vejo a evolução da massa folhada como grande evolução das confeitarias no Brasil e no mundo, cada vez se faz mais necessário nos estabelecimentos que se preocupam com evolução e qualidade”, reforça o chef.

Descubra as tendências de massa folhada pelo chef Luiz Farias

  • As tendências mais recentes dos produtos feitos com massa folhada são os doces modelados com criatividade. Para isso, vale o uso de frutas especiais, como: amora, framboesa, physalis, groselha, entre outras. Os recheios, como pistache e nozes, também estão em alta. 
  • Outra tendência de destaque está relacionada aos salgados folhados. “Hoje, nos grandes eventos, é comum encontrarmos excelentes folhados servidos com grande variedade, um dos preferidos é o vol-au-vent, com várias opções de recheios.
  • Para inovar nas produções, aposte em composições que caiam bem com a massa folhada. As tortas folhadas salgadas ou doces, como o quiche de camarão, o vol-au-vant com fricassê de frango, a torta folhada de maçã, o folhado com recheio de pistache, canapés crocantes de queijo Brie e tomate seco, canapé de cream cheese e caviar, entre outras opções, se destacam cada vez mais nos paladares dos consumidores.
  • Os produtos populares no Brasil devem continuar fazendo sucesso nas padarias e nas confeitarias. São eles: a torta mil-folhas, o biscoito palmier, o pastel de nata, o pastel folhado, as trouxinhas de frutas, o canudo folhado, a torta Saint Honoré, a torta de maçã e o strudel folhado. “Sem dúvidas, essas são as preferências dos consumidores brasileiros”, reforça o chef.

Quer saber como executar dobras folhadas de forma rápida e fácil? Confira o nosso material exclusivo, ilustrado com imagens reais do passo a passo de dobras. Baixe gratuitamente aqui.

Equipe Gradina

publicado por

Equipe Gradina

publicado em

09/12/2024

Inscreva-se para receber
dicas de confeitaria e mais

Fale conosco