Fotografia de alimentos: como criar fotos de “comer com os olhos”

A primeira impressão de uma receita é o que vai gerar desejo no público
23.02.2023

Para muitos profissionais existem alguns desafios na hora de ressaltar as características de um prato, ainda mais em segmentos muito específicos dentro da gastronomia, como a confeitaria e a panificação.

A fotografia de alimentos é uma grande aliada e tem evoluído muito ao longo dos anos, trazendo diversas técnicas de iluminação para melhorar a textura ou, até mesmo, novos profissionais que atuam diretamente com a realização do Food Styling, que é a arte de produzir cenas em um ambiente controlado para tornar as imagens dos alimentos mais atraentes. 

Por isso, antes de uma receita encher o nosso paladar com sabores inesquecíveis, ela precisa causar uma ótima primeira impressão e dar aquela vontade de “comer com os olhos”. Dessa forma, uma apresentação impecável no cardápio, seja físico ou digital, é fundamental!

Fotografia gastronômica: entenda o desafio de chefs do segmento

Para o cliente realmente se interessar por um doce ou um croissant sem conhecer o lugar ou a receita, ele precisa ter uma apresentação muito boa, e um dos principais desafios do chef é descobrir como transmitir isso através de uma foto na rede social ou até mesmo em um cardápio de divulgação para vendas delivery.

Essa apresentação é essencial para gerar o desejo do público que vai consumir aquele produto, transformando uma simples cena gastronômica em um produto/momento prazeroso. E é aí que entra o profissional especializado em fotografia de alimentos. 

Segundo Aon Terra, que atua com fotografia gastronômica há mais de 7 anos no Estúdio Cocina, o maior desafio para donos de restaurantes, chefs de padaria e confeitaria ou profissionais de gastronomia no geral é mostrar a textura de cada alimento para alguém que não está em contato direto com aquele produto – em algum lugar que ele possa sentir, cheirar e tocá-lo, bem como quais seriam as melhores estratégias para que o cliente se interesse em consumir determinado produto. Para isso, o primeiro passo para o chef de confeitaria é fazer algumas perguntas:

  • Como ressaltar a qualidade dos ingredientes, como frescor, crocância e suculência, através de uma foto?
  • De que forma gerar o desejo do público que vai consumir aquele produto, transformando uma simples cena gastronômica em um produto/momento prazeroso?  
  • Como despertar a disposição do cliente que visualiza aquela imagem para que ele se desloque até o restaurante e viva uma experiência gastronômica presencial?
  • Como gerar desejo suficiente para que ele peça aquele prato por delivery? 

Tudo isso é possível através de imagens que apresentem as receitas de forma a destacar os seus principais atributos.

Dicas para tirar fotos que encantem o seu público

Ainda segundo o especialista, alguns pontos, como o excesso de luz, podem não destacar as qualidades de uma receita, assim como a falta dela também prejudica a apresentação final de um prato. Por isso, é importante ter um equilíbrio para que a mensagem seja passada da forma correta, além de evitar um tempo desnecessário na hora da edição das fotos

Saiba que, ainda sem o acompanhamento de um profissional especializado em fotografia gastronômica, é possível tirar fotos que encantem o público do seu restaurante, seguindo algumas premissas, como o olhar atento ao visual da cena, noções de ângulo, bem como a utilização de equipamentos de qualidade. Confira abaixo alguns pontos de atenção na hora de tirar as suas fotos: 

 ✔ Atenção ao tipo de iluminação.

 ✔ Atenção ao melhor ângulo e corte do alimento.

 ✔ Escolha do cenário e itens de composição da cena.

 ✔ Atenção à organização e à limpeza do ambiente antes e depois da produção.

 ✔ Ter equipamentos e insumos adequados para a produção de fotos de qualidade. 

No entanto, assim como na elaboração de receitas que encantem o público, são necessários ingredientes e fornecedores de procedência para um resultado de qualidade, quando se envolve um nicho tão específico como a fotografia de alimentos, faz toda a diferença contar com profissionais de fotografia que tenham a técnica aliada ao conhecimento do setor. 

 Por que contratar um fotógrafo especializado em gastronomia?

Para Aon, a contratação de um profissional do segmento é essencial, pois é uma responsabilidade muito grande e cada trabalho exige as técnicas e os equipamentos necessários para cada tipo de serviço/projeto. “Existem algumas particularidades, como a pré e a pós-produção das imagens, isso envolve também equipamentos específicos e também programas de edição de imagem que exigem um conhecimento e um preparo do profissional”, alerta.

 Além disso, ainda dentro da fotografia gastronômica, existe uma área focada no food stylist que é a produção dos alimentos. “Muitas vezes, nas redes sociais, vemos fotos com uma produção linda, mas a iluminação inadequada. Para fotos de receitas, dependendo de onde a luz é colocada, a perspectiva da pessoa que está vendo muda e isso faz toda a diferença no resultado final”, ressalta. 

Todo o processo de realização de uma sessão de fotos (shooting) focada em gastronomia e alimentação deve ser feito em parceria entre o profissional de fotografia e o chef confeiteiro para entender exatamente quais são as necessidades dele e de seu público. “Por isso, é essencial buscar um fotógrafo que esteja de acordo com a demanda que o chef precisa e que entenda as particularidades do segmento de gastronomia como um todo”, destaca.

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