
Na panificação, olhar para as tendências é uma forma de sempre se manter atualizado, desbloquear a criatividade e evoluir as criações dentro da cozinha. Quando o assunto são os sabores que estão em destaque no paladar das pessoas, essa é uma realidade ainda maior. É a oportunidade de testar e criar receitas que brilham aos olhos e na boca dos consumidores, usando como base os clássicos.
De acordo com a chef Maira Benevenuto, por muito tempo, quando se falava sobre as receitas clássicas francesas, o sinônimo de qualidade eram os preparos tradicionais, sem alteração. Porém, essa visão está em um processo de mudança. “Hoje vemos como tem espaço para criar e reinventar com diversos sabores. Vemos que as coisas estão começando a ter essa fusão, que é uma coisa bem bacana”, destaca a chef.
Massa folhada: a reinvenção dos clássicos na confeitaria
Por muito tempo, os clássicos franceses, como croissant, mil-folhas e massa choux, eram vistos como intocáveis. Entretanto, essa percepção mudou. Hoje, a confeitaria global está explorando novas combinações de sabores. Ao mesmo tempo que preserva a técnica tradicional, inova nos recheios e ingredientes.
Um grande influenciador dessa tendência é a confeitaria Yogashi, que combina elementos da culinária francesa com sabores asiáticos surpreendentes. Ingredientes como matchá, raiz de wasabi e gergelim preto estão se tornando cada vez mais populares, criando uma experiência sensorial diferenciada.
A valorização de ingredientes brasileiros
A chef destaca uma tendência que deve se fortalecer em 2025, a qual é a incorporação de ingredientes regionais em massas folhadas e semifolhadas. Frutas amazônicas, como a atemoia, estão sendo utilizadas para agregar autenticidade aos produtos. Além disso, ingredientes como castanha-do-Pará trazem um toque crocante, que desperta um maior interesse nas receitas.
A fusão entre o tradicional e o exótico está criando novas experiências gastronômicas. Por exemplo, um clássico mil folhas com creme de confeiteiro pode ganhar um upgrade com uma camada crocante de castanha brasileira, realçando tanto o sabor quanto a textura.
O novo equilíbrio do dulçor na confeitaria brasileira
Historicamente, a confeitaria brasileira é marcada pelo dulçor, influenciada pela tradição portuguesa. No entanto, observa-se uma mudança gradual na percepção do sabor, com uma busca pelo equilíbrio entre o doce e outros sabores, como o ácido e o amargo. “Temos essa questão de termos um doce muito forte. Antigamente, o nosso bolo mais conhecido, o bolo Martha Rocha, leva fios de ovos, ameixa, doce de leite e baba de moça, são sempre preparações muito doces. E parece que agora estamos criando um equilíbrio”, reforça a chef Maira.
Os consumidores estão mais abertos a sabores complexos, e isso reflete diretamente nas tendências para massas folhadas e semifolhadas. Recheios que combinam notas cítricas e toques de amargor estão conquistando espaço. Ingredientes como cacau 100%, frutas vermelhas e especiarias como cardamomo e pistache são cada vez mais usados para criar camadas de sabor equilibradas.
Tendências de sabores que ganharão destaque em 2025
A British Baker separou algumas tendências para a panificação de 2025. Entre elas, alguns sabores que podem mudar o jogo e conquistar o paladar das pessoas:
Pistache: Já tem uma busca enorme pelo sabor pistache. Porém, é uma tendência que deve continuar a crescer, ainda mais por entregar sabor e ainda um contraste de cores visualmente impressionantes quando colocadas ao lado de outros ingredientes, como a framboesa.
Matchá: Outro sabor que cresce no gosto do paladar das pessoas. Uma excelente opção para incluir em clássicos da culinária francesa.
Cardamomo: Com um sabor e aroma único, essa especiaria vem conquistando o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo.
Florais: Trazer sabores botânicos e florais para os clássicos se mostra um acerto na panificação. Essa combinação incomum passa a sensação de calma e bem-estar.
Caramelo: O caramelo será levado para outro nível. Use maçã caramelizada, doce de leite ou caramelo defumado em combinação com sabores contrastantes, como o missô, para levar novas experiências ao consumidor.
Cítrico azedo: Existe um interesse crescente em contrastes como o azedo ao lado de doces, entregando uma complexidade ao sabor das receitas.
As massas folhadas e semifolhadas continuarão evoluindo em 2025, com um mix de tradição e inovação. Seja por meio da influência da confeitaria de outras culturas, da valorização dos ingredientes brasileiros, do novo equilíbrio do dulçor ou criação de contrastes de sabores.
Gostou das dicas de tendências? Experimente transformar com Gradina para garantir sabores sempre deliciosos: https://gradina.com.br/produtos