
Na gastronomia, em especial na confeitaria e panificação, entregar a “porção perfeita” tem ganhado força entre os consumidores, especialmente entre as gerações mais jovens.
A busca por equilíbrio entre sabor, saúde e experiência de consumo na panificação impulsiona a preferência por porções menores e sofisticadas, como mini choux, mini tortas e macarons.
Esse movimento, que já é forte em países como França e Reino Unido, também cresce no Brasil. Quer saber mais sobre esse tema? Continue lendo!
Experiência e praticidade para o consumidor
Além de proporcionar um controle maior sobre a quantidade consumida, as porções individuais na panificação elevam a experiência do consumidor. O Chef Marcelo Danúbio, consultor da Gradina, destaca essa relação entre memória afetiva e a escolha das porções menores.
“Acredito que o maior valor gerado pelas porções individuais é a experiência que a pessoa tem com um produto personalizado, individualizado, feito para ele. Uma porção certa gera um valor, uma memória. Como acontece com todo mundo, tem sua memória quando criança ou jovem, ao comer um croissant ou um folhado na padaria com a família”, explica.
Essa conexão emocional é um diferencial importante para padarias e confeitarias que desejam se destacar no mercado. Oferecer opções de tamanhos variados amplia o alcance e atrai consumidores com diferentes necessidades e preferências.
Ainda segundo o Chef Marcelo, “as diferentes porções trazem praticidade e um custo-benefício, tanto para o consumidor quanto para o empresário. Isso gera possibilidades de escolha para o cliente, se ele quer uma porção menor, uma porção média ou até mesmo uma porção grande”.
Qualidade sem perder a essência da panificação
Um dos desafios na adaptação para a tendência das porções menores é garantir que o sabor e a qualidade dos produtos sejam mantidos. Nesse cenário, a escolha de ingredientes de alta qualidade na panificação faz toda a diferença.
Como destaca o Chef Marcelo, manter uma boa matéria-prima e mão de obra qualificada são fatores essenciais para preservar a excelência dos produtos, independentemente do tamanho das porções. Empresas como a belga Momade têm apostado nessa diversificação, ao oferecer doces e cupcakes em três tamanhos: mini, médio e padrão.
Esse modelo aplicado na panificação permite que os clientes escolham suas porções conforme a ocasião, e garante opções equilibradas tanto para quem deseja uma indulgência menor quanto para aqueles que querem saborear algo maior.
A tendência da porção perfeita na panificação reflete a evolução dos hábitos de consumo, onde sabor, qualidade e equilíbrio andam juntos. Ao oferecer produtos menores, mas sofisticados e bem elaborados, padarias e confeitarias conseguem atrair um público diversificado com um cardápio diferenciado e fidelizar clientes que buscam novas experiências gastronômicas.
Conheça as soluções de Gradina para manter a qualidade das suas criações independente do tamanho e da quantidade: https://gradina.com.br/produtos