Croissant 2.0: o retorno do clássico com toques de confeitaria moderna

Veja como variar sem perder as características tradicionais

O croissant é um verdadeiro ícone da panificação mundial. Com a sua massa folhada, crocante por fora e macia por dentro com seus alvéolos bem definidos, conquistou o paladar de diferentes gerações.

No entanto, com a evolução da confeitaria moderna, surgem novas formas de reinventar essa receita clássica, mas sem comprometer sua essência.

Quer saber como? Continue lendo o nosso artigo especial!

Croissant: como transformar esse clássico em um produto ainda mais atrativo e versátil

A Chef Maíra Benevenuto, consultora da Seara Margarinas, compartilhou dicas valiosas sobre como inovar no preparo do croissant mantendo sua receita tradicional. Com pequenas alterações, como a adição de aromas, cores e recheios diferenciados, é possível transformar esse clássico em um produto ainda mais atrativo e versátil.

Uma das grandes vantagens de modernizar o croissant é a possibilidade de manter sua receita tradicional e apenas acrescentar novos elementos para destacar aromas, cores e sabores. Segundo a Chef Maíra, esse processo não exige mudanças drásticas na produção, o que facilita a execução pelos padeiros e confeiteiros.

Os aromas e recheios que fazem toda a diferença no croissant e a sua versatilidade permite combinações infinitas de recheios doces e salgados. Alguns exemplos incluem, no croissant em sua versão doce, o ganache de chocolate belga, o creme de pistache, que trazem um ar de sofisticação à receita clássica e outro exemplo é o doce de leite artesanal, este último sendo um sabor bem tradicional e apreciado em muitas regiões do Brasil.

Já em sua versão salgada, algumas opções de sabores como o queijo brie com geleia de damasco, salmão defumado com cream cheese, cogumelos trufados são uma opção excelente para oferecer no restaurante. “Além disso, a introdução de essências naturais, raspas de frutas cítricas e especiarias pode trazer novas camadas de sabor diferenciadas ao croissant”, sugere. Algumas sugestões incluem: raspas de laranja ou limão siciliano para um toque refrescante ou a adição de especiarias como cardamomo ou canela para um toque exótico.

Croissant bicolor: mistura de massas para um efeito marmorizado

Já faz algum tempo que o croissant está deixando de ser visto apenas como uma indulgência especial e está se tornando parte do cotidiano alimentar, assim como outros tipos de pães. Isso abre um grande potencial de mercado para padeiros e confeitarias, permitindo criar variações que atendam diferentes ocasiões e preferências.

A tendência dos croissants coloridos é um exemplo disso e vem ganhando cada vez mais força, especialmente em confeitarias que buscam diferenciação em um mercado que já é bem saturado e sem novidades. “O uso de cacau black ou corantes naturais permite criar versões vibrantes e chamativas”, salienta. 

Alguns exemplos populares que possibilitam essa diferenciação são o croissant red velvet que, como o nome já diz, foi inspirado no famoso bolo, com sua tonalidade avermelhada e recheio de cream cheese. Além dessa opção, também temos o croissant de matcha que possui uma tonalidade verde intensa com um sabor levemente terrosos.

Benefícios da modernização do croissant sem alteração estrutural

O Croissant 2.0 é a prova de que a confeitaria moderna pode andar lado a lado com a tradição. Pequenos toques criativos transformam esse clássico em uma opção ainda mais atrativa e versátil, ampliando suas possibilidades de consumo e mercado.

Ainda seguindo a especialista, ao manter a base tradicional do croissant e apenas incluir novas possibilidades de sabor e apresentação, os profissionais da panificação evitam complexidades na execução e precificação. “Pequenas mudanças, como o uso de corantes, essências ou recheios diferenciados, representam um custo adicional mínimo, mas oferecem um grande valor agregado ao produto final”, aponta. 

Seja explorando aromas, brincando com cores ou inovando nos recheios, o importante é manter sempre a qualidade do croissant utilizando margarinas de qualidade como a Margarina Gradina Croissant e Semi Folhados e não se esquecer de manter uma execução impecável. Assim, o croissant segue sendo um favorito, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como uma sobremesa sofisticada.

Aline Fernandes

publicado por

Aline Fernandes

publicado em

20/02/2025

Inscreva-se para receber
dicas de confeitaria e mais

Fale conosco

Seara Alimentos LTDA
CNPJ: 02.914.460/0446-03