Dicas para manter a massa folhada crocante de um dia para o outro

Entenda as melhores técnicas para preservá-la


A massa folhada é um produto delicado e muito utilizado nas produções em padarias, confeitarias e mercados. Sua principal característica é a crocância, mas essa textura pode ser comprometida se o armazenamento e a exposição não forem adequados.

Para garantir que a massa folhada mantenha sua qualidade por mais tempo, é fundamental entender os fatores que influenciam na sua conservação e aplicar as melhores técnicas para preservá-la. Continue lendo para saber mais!

Fatores que comprometem a crocância da massa folhada

De acordo com a Chef Maíra Benevenuto, consultora da Seara, “a forma de armazenamento é a principal questão que influencia na preservação da crocância”. Ela explica que a exposição inadequada em vitrines pode comprometer a textura da massa. 

Algumas vitrines possuem iluminação interna que pode aquecer o produto e provocar umidade, comprometendo sua crocância. “Outras podem ser refrigeradas, o que também impacta a textura ao interagir com o recheio”, complementa.

Além disso, recheios com alto teor de umidade, como cremes e frutas, podem liberar líquidos e amolecer a massa. “Se a massa folhada está num produto que tem, por exemplo, uma fruta, ela vai começar a minar a água da fruta para a massa”, destaca a chef. Essa interação é um dos principais desafios para manter a crocância dos produtos feitos com massa folhada por mais tempo.

Outro fator relevante é o tempo de exposição. Assim como acontece com pães frescos, a massa folhada também perde sua melhor textura com o passar das horas. “Uma coisa é comer um pão de sal assim que ele sai do forno, outra coisa é comer esse pão duas horas depois. Com a massa folhada é igual”, compara Maíra.

Confira como armazenar corretamente a massa folhada

A estratégia mais eficaz para preservar a textura crocante da massa folhada é controlar a quantidade de produtos expostos para venda na vitrine. Segundo a Chef Maíra, o ideal é evitar a exposição excessiva: “Eu sempre indico só colocar na vitrine a quantidade que logo vai ter uma saída e que não vai demorar muito”, orienta. Isso garante que os clientes consumam os produtos no auge da sua qualidade.

Aline Fernandes

publicado por

Aline Fernandes

publicado em

20/02/2025

Inscreva-se para receber
dicas de confeitaria e mais

Fale conosco

Seara Alimentos LTDA
CNPJ: 02.914.460/0446-03