Para muitos profissionais existem alguns desafios na hora de ressaltar as características de um prato, ainda mais em segmentos muito específicos dentro da gastronomia, como a confeitaria e a panificação.
A fotografia de alimentos é uma grande aliada e tem evoluído muito ao longo dos anos, trazendo diversas técnicas de iluminação para melhorar a textura ou, até mesmo, novos profissionais que atuam diretamente com a realização do Food Styling, que é a arte de produzir cenas em um ambiente controlado para tornar as imagens dos alimentos mais atraentes.
Por isso, antes de uma receita encher o nosso paladar com sabores inesquecíveis, ela precisa causar uma ótima primeira impressão e dar aquela vontade de “comer com os olhos”. Dessa forma, uma apresentação impecável no cardápio, seja físico ou digital, é fundamental!
Fotografia gastronômica: entenda o desafio de chefs do segmento
Para o cliente realmente se interessar por um doce ou um croissant sem conhecer o lugar ou a receita, ele precisa ter uma apresentação muito boa, e um dos principais desafios do chef é descobrir como transmitir isso através de uma foto na rede social ou até mesmo em um cardápio de divulgação para vendas delivery.
Essa apresentação é essencial para gerar o desejo do público que vai consumir aquele produto, transformando uma simples cena gastronômica em um produto/momento prazeroso. E é aí que entra o profissional especializado em fotografia de alimentos.
Segundo Aon Terra, que atua com fotografia gastronômica há mais de 7 anos no Estúdio Cocina, o maior desafio para donos de restaurantes, chefs de padaria e confeitaria ou profissionais de gastronomia no geral é mostrar a textura de cada alimento para alguém que não está em contato direto com aquele produto – em algum lugar que ele possa sentir, cheirar e tocá-lo, bem como quais seriam as melhores estratégias para que o cliente se interesse em consumir determinado produto. Para isso, o primeiro passo para o chef de confeitaria é fazer algumas perguntas:
- Como ressaltar a qualidade dos ingredientes, como frescor, crocância e suculência, através de uma foto?
- De que forma gerar o desejo do público que vai consumir aquele produto, transformando uma simples cena gastronômica em um produto/momento prazeroso?
- Como despertar a disposição do cliente que visualiza aquela imagem para que ele se desloque até o restaurante e viva uma experiência gastronômica presencial?
- Como gerar desejo suficiente para que ele peça aquele prato por delivery?
Tudo isso é possível através de imagens que apresentem as receitas de forma a destacar os seus principais atributos.
Dicas para tirar fotos que encantem o seu público
Ainda segundo o especialista, alguns pontos, como o excesso de luz, podem não destacar as qualidades de uma receita, assim como a falta dela também prejudica a apresentação final de um prato. Por isso, é importante ter um equilíbrio para que a mensagem seja passada da forma correta, além de evitar um tempo desnecessário na hora da edição das fotos.
Saiba que, ainda sem o acompanhamento de um profissional especializado em fotografia gastronômica, é possível tirar fotos que encantem o público do seu restaurante, seguindo algumas premissas, como o olhar atento ao visual da cena, noções de ângulo, bem como a utilização de equipamentos de qualidade. Confira abaixo alguns pontos de atenção na hora de tirar as suas fotos:
✔ Atenção ao tipo de iluminação.
✔ Atenção ao melhor ângulo e corte do alimento.
✔ Escolha do cenário e itens de composição da cena.
✔ Atenção à organização e à limpeza do ambiente antes e depois da produção.
✔ Ter equipamentos e insumos adequados para a produção de fotos de qualidade.
No entanto, assim como na elaboração de receitas que encantem o público, são necessários ingredientes e fornecedores de procedência para um resultado de qualidade, quando se envolve um nicho tão específico como a fotografia de alimentos, faz toda a diferença contar com profissionais de fotografia que tenham a técnica aliada ao conhecimento do setor.
Por que contratar um fotógrafo especializado em gastronomia?
Para Aon, a contratação de um profissional do segmento é essencial, pois é uma responsabilidade muito grande e cada trabalho exige as técnicas e os equipamentos necessários para cada tipo de serviço/projeto. “Existem algumas particularidades, como a pré e a pós-produção das imagens, isso envolve também equipamentos específicos e também programas de edição de imagem que exigem um conhecimento e um preparo do profissional”, alerta.
Além disso, ainda dentro da fotografia gastronômica, existe uma área focada no food stylist que é a produção dos alimentos. “Muitas vezes, nas redes sociais, vemos fotos com uma produção linda, mas a iluminação inadequada. Para fotos de receitas, dependendo de onde a luz é colocada, a perspectiva da pessoa que está vendo muda e isso faz toda a diferença no resultado final”, ressalta.
Todo o processo de realização de uma sessão de fotos (shooting) focada em gastronomia e alimentação deve ser feito em parceria entre o profissional de fotografia e o chef confeiteiro para entender exatamente quais são as necessidades dele e de seu público. “Por isso, é essencial buscar um fotógrafo que esteja de acordo com a demanda que o chef precisa e que entenda as particularidades do segmento de gastronomia como um todo”, destaca.