Toda vez que entramos em um estabelecimento presencialmente, em especial as padarias e confeitarias, algumas coisas vão formar a primeira impressão e consequentemente causar encantamento ou não no cliente.
Não é apenas a decoração do ambiente que vai causar esse efeito, são vários fatores que vão desde o atendimento até o sabor e aparência do produto final.
Por isso, os gestores ou donos de um estabelecimento, especialmente aqueles voltados para alimentação, precisam estar sempre atentos aos critérios que vão encantar o público, pois isso é o que vai fazer com que eles voltem ou não.
A seguir separamos alguns pontos que fazem toda a diferença na hora de gerar uma boa impressão no seu cliente. Continue lendo e descubra quais são eles.
7 pontos de atenção para garantir uma boa experiência para o seu cliente
De acordo com a Chef Maíra Benevenuto, consultora da Seara Margarinas, independente de qual seja o lugar, quando se fala de encantar, o primeiro ponto de contato geralmente em uma padaria ou confeitaria é a vitrine que é um cartão de visitas. Então, ter uma vitrine muito bonita é essencial para encantar o cliente, afinal, o encantamento mora nos detalhes.
“Seja com mini porções, seja com doces finos ou com produtos rústicos, o importante é deixar o seu produto muito bem finalizado, porque até mesmo na rusticidade, por exemplo, de um pão italiano, de um pão francês, você tem um acabamento bonito que vai interessar o cliente”, orienta. Confira abaixo 7 pontos de atenção para garantir uma boa experiência para o seu público:
1. Produtos bem finalizados: produtos de alta qualidade e apresentação atraente.
2..Comunicação: comunicação clara e eficaz com funcionário e clientes.
3. Vitrine bem decorada: vitrine atraente e convidativa para o público.
4. Ambiente limpo: ambiente aconchegante, limpo e acolhedor.
5. Atendimento personalizado: atendimento atencioso dos profissionais.
6. Opções variadas: variedade de produtos, criativas e inovadoras.
7. Treinamento de profissionais: funcionários bem treinados e atenciosos
Ainda segundo a especialista, investir em treinamento dos profissionais também ajuda a garantir bons produtos e consequentemente a causar encantamento no cliente. Afinal, uma boa apresentação certamente conta pontos para isso.
No entanto, quando se fala de padaria principalmente hoje em dia, a produção está tão grande que às vezes o profissional não tem o devido tempo para dar bons acabamentos e isso acaba afetando.
“Então, nesse ponto, precisa respeitar um pouco o produto, e por mais que tenha um leve acréscimo de tempo, é preciso dar bons acabamentos para o pão, para um sanduíche, para um croissant, para uma massa folhada”, complementa.
Treinamento de equipe e o papel no encantamento do cliente
Entender qual é seu orçamento e esse tipo de detalhe ajuda o gestor a respeitar cada produto e faz com qualidade, com bom acabamento para, no final, resultar em um produto muito bem feito. “Seja ele inovador, seja ele simples, e que vai encher os olhos de quem vai consumir. Tudo isso contribui para o encantamento do cliente”, salienta.
Para além de fatores como a parte visual do produto, existem também aqueles que estão nos bastidores. Entre eles, está o melhor aproveitamento das capacidades de cada profissional, isso influencia na produtividade da padaria e também na qualidade das entregas.
“Ah, esse meu funcionário faz muito bem isso daqui, já o meu confeiteiro, faz muito bem bolo, mas ele também é muito bom fazendo pão brioche”, ressalta. Então, talvez seja um produto que você possa pedir para o confeiteiro fazer.
Benevenuto destaca ainda que entender um pouco qual é o seu funcionário e as suas habilidades, e também a própria estrutura do empreendimento ajuda a direcionar melhor os recursos, sejam de capital financeiro ou humano.