Datas comemorativas: como se planejar nas confeitarias e nas padarias

Antecipar-se às sazonalidades é importante para aproveitar as oportunidades de vendas
22.02.2024

Sabia que começar o ano com um planejamento de como aproveitar as oportunidades de vendas considerando as sazonalidades pode te trazer mais resultados na padaria ou na confeitaria? Aproveitar os primeiros meses do ano para prever as datas comemorativas é uma boa dica para quem quer transformar o seu negócio e atrair novos clientes, além de fidelizar aqueles que já conhecem os seus produtos.

Fazer esse planejamento não é tarefa tão difícil. Continue a leitura para saber como estruturar o planejamento do seu negócio para aproveitar as datas sazonais.

Passo a passo do planejamento de datas comemorativas:

  1. Faça um mapeamento das datas comemorativas que fazem sentido para os seus clientes: uma dica importante é pensar com a cabeça do seu consumidor. Talvez, aquela data comemorativa não seja importante para você enquanto pessoa, mas para o seu cliente, sim. Algumas das datas que não podem ser esquecidas no Brasil são: Ano-Novo, Carnaval, Páscoa, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festa Junina/Julina, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
  2. Considere as sazonalidades com relação ao tempo: antes de pensar em ingredientes, pratos ou receitas, lembre-se de considerar as estações do ano. Por exemplo, o Dia dos Namorados ocorre no mês de junho, um período de frio, por isso, é importante pensar em receitas mais quentes, que tragam também o chocolate como alternativa. Já no Ano-Novo e no Carnaval, período de verão, é importante considerar receitas refrescantes, com frutas que estimulem essas sensações. Importante: ao utilizar frutas, também considere os períodos de colheitas.
  3. Considere as receitas tradicionais, mas pense criativamente nelas: todo ano, no Natal, os panetones e os chocotones são destaque. No entanto, para torná-los uma novidade, é importante pensar sobre o que você pode incorporar neles. A fermentação natural é um processo que torna a massa mais saborosa e, certamente, os panetones e os chocotones criados com ela se destacam. Além disso, incorporar recheios diferenciados também pode trazer novidades para o seu produto. Vale destacar o pistache, o doce de leite e as nozes.
  4. Acompanhe as tendências culturais e do entretenimento: durante o período do filme da Barbie nos cinemas, foi muito comum encontrar vitrines de padarias e confeitarias com produtos coloridos com o rosa. Criou-se uma tendência fazendo referência ao filme e os chefs aproveitaram esse momento para entrar na moda também. Uma dica é acompanhar o que está acontecendo mundialmente e sazonalmente para pensar em como aproveitar isso no seu estabelecimento.
  5. Faça uma lista prévia dos ingredientes que precisa para as receitas que deseja criar: é importante considerar e pedir com antecedência os ingredientes que precisará para as suas receitas. Porque ingredientes de qualidade são fundamentais para o sucesso da sua criação. Muitas vezes, ingredientes ruins podem estragar uma ideia excelente. Tenha atenção a este item.
  6. Acompanhe as redes sociais de chefs renomados e de marcas da panificação e confeitaria: essas redes podem ser fontes valiosas de receitas e tendências do ponto de vista mundial. Muitos chefs fazem viagens por feiras mundiais e podem trazer dicas que te ajudam a pensar em possibilidades para inovar. Siga a Gradina e os chefs Luiz Farias e Rogerio Shimura para receber essas novidades!
  7. Inove também nas embalagens: uma dica do consultor do Sebrae-SP, José Venâncio, é referente à apresentação dos produtos. Mesmo que se ofereça produtos tradicionais, é importante buscar formas de vestir esse produto para presente. Colombas pascais e chocotones são exemplos de produtos que as pessoas oferecem como presente para as outras. Pensando nisso, uma embalagem de destaque, criativa e bonita, é um item que agrega valor ao seu produto sem a necessidade de transformar o sabor.
  8. Aposte nas decorações temáticas: outra forma de atrair o público e demonstrar que o seu negócio está preparado para atendê-lo e tem produtos pensados nas sazonalidades, é investir na decoração do seu estabelecimento. Não é preciso de um alto investimento financeiro para isso, mas, sim, de criatividade. Na Páscoa, utilizar cestas para colocar ovos e fazer pegadas de coelhos com tinta lavável no chão já são excelentes opções para transformar a experiência do seu cliente.

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