O que é doceria saudável e por que você deve considerá-la na confeitaria?

É totalmente possível desfrutar de deliciosas receitas com muito sabor e sem açúcar
20.03.2023

Atualmente, a gastronomia está inserida em um contexto onde o açúcar é parte integrante dos hábitos alimentares diários da maioria das pessoas. No entanto, consumir muito açúcar pode tornar-se prejudicial à saúde. Na confeitaria, existe a ideia de que quanto mais doce, melhor, certo? Vamos descobrir que não é bem assim…

Produzir com menos açúcar na confeitaria e de forma mais saudável é possível, pois estamos caminhando para uma maior conscientização sobre o consumo de açúcar: é totalmente possível desfrutar de deliciosos preparados de chocolate ou de frutas, mais saudáveis ​​e menos doces.

Confeitaria sem açúcar: conheça uma história de sucesso de uma Chef Patissier

Débora Sansana, Chef Patissier da Confeitaria Sem Açúcar, conta que começou a produzir receitas adaptadas há 21 anos por conta de uma necessidade familiar. “Isso aconteceu porque o meu sogro tornou-se diabético e eu, que já atuava na confeitaria convencional há mais de 30 anos, comecei a produzir receitas sem açúcar e foi um sucesso”, relembra. A Confeitaria Sem Açúcar existe desde meados dos anos 2000 e foi a primeira da região Sul do país a produzir esse tipo de receita.

Ainda de acordo com a especialista, o açúcar acaba mascarando um pouco o sabor dos outros ingredientes de uma receita. Na maioria das produções culinárias, é muito comum utilizar sacarose, que é um composto químico muito conhecido na elaboração de doces, bolos e outras preparações. “No entanto, se você vai fazer uma receita com determinada fruta, ao colocar o açúcar de mesa ou o açúcar de confeiteiro, o sabor característico da fruta acaba sendo neutralizado por conta do composto”, destaca.

Entre as receitas mais famosas, Sansana conta que as mais pedidas na Confeitaria Sem Açúcar são a torta bolo de abacaxi com coco, torta de limão e o bolo marta rocha, que é uma receita bem tradicional e que, mesmo sem açúcar,manteve o seu sabor. “Todas as nossas receitas foram desenvolvidas por mim e, ao invés do açúcar (sacarose), utilizamos um adoçante feito com a planta Stevia, que é muito saudável e recomendado por médicos e nutricionistas”, ressalta.

Falando sobre resultados, ela destaca que existe sim uma diferença na entrega final da receita, que resulta em um doce mais leve e saudável, onde você não encontra nenhum residual do adoçante. “Temos uma técnica que utilizamos para não deixar aquele sabor metálico que geralmente os adoçantes deixam”, salienta. Ela conta ainda que o adoçante utilizado como substituto em suas receitas e a maneira como é utilizado, proporciona uma suavidade nos ingredientes e também a maior percepção dos sabores de todos os ingredientes utilizados na fórmula.

Tendências em gastronomia: por que priorizar uma alimentação mais saudável?

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem muitas pessoas      que possuem condições adversas, seja por questões de saúde como diabetes, que atinge mais de 13 milhões de pessoas só no Brasil, o que representa 6,9% da população brasileira.

Outro estudo divulgado recentemente pela InterPlayers apontou que a venda de medicamentos para diabetes aumentou 11% no último ano em comparação ao ano anterior. Já de acordo com a International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes), a estimativa é que nas Américas o número de pessoas com diabetes chegue a 40 milhões até o ano de 2030.

Pensando na mudança comportamental dos consumidores, é importante que os profissionais da confeitaria estejam sempre atentos para atender as suas especificidades. Além disso, produzir receitas tradicionais com a possibilidade de utilizar outros ingredientes fora do comum, auxilia também no processo de criatividade do profissional.

Entre as principais tendências apontadas para o setor gastronômico no ano de 2023 está a alimentação mais saudável e funcional, além da personalização de pedidos e, também, maior variedade de opções veganas e vegetarianas no cardápio.

Quer saber mais detalhes sobre estas tendências? Baixe o e-book especial aqui.